sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Corredor Metropolitano Itapevi - São Paulo (Butantã)

Conhecido também como Corredor Oeste, o novo sistema promoverá maior mobilidade à população, por conta de sua integração com a rede sobre trilhos: estações da CPTM e do Metrô. Sua implantação visa melhorar as condições locais e impulsionar o desenvolvimento dos municípios.

As melhorias viárias e a instalação de baias nos pontos de parada aumentarão a fluidez do tráfego geral, refletindo diretamente no tempo de viagem dos usuários, que diminuirá de 25 para 10 minutos, aproximadamente.

O Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo (Butantã) terá seu ponto inicial no Terminal Itapevi, junto à estação da CPTM e seguirá até o Terminal Vila Yara na capital paulista. Terá 23,6 km de extensão, abrangendo os municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo (zona oeste) que, juntos, somam cerca de 12,5 milhões de habitantes. O corredor concluído beneficiará em torno de 90 mil de passageiros / dia.
Estágios do Projeto

• Trecho prioritário Itapevi – Jandira (5 km)

Começaram em abril de 2011 as obras de construção do trecho prioritário de 5 Km entre as cidades de Itapevi e Jandira, fazendo a interligação das Estações da CPTM Itapevi, Engenheiro Cardoso, Sagrado Coração e Jandira. Nesse trajeto o projeto prevê a construção do Terminal Itapevi e de mais três estações de transferência, novo viário com duas faixas por sentido, 5 pontos de parada nos dois sentidos, viaduto sobre a Rua Ameríndia, passarela sobre a via férrea e calçadas compartilhadas com ciclovia.

Nesse trecho, será construído o Terminal Itapevi e as Estações de Transferência Conjunto Habitacional Cardoso, Rosa Maria e Jandira, além dos 5 Km de viário, cujos trabalhos estão voltados, no momento, para os serviços de drenagem, pavimentação em alguns trechos, remanejamento de interferências por parte da Sabesp e da Eletropaulo. Por ele circularão 10 mil usuários/dia.

• Trecho Jandira - Carapicuíba (8,8 Km)

Inicio de obras previsto para o 1° semestre de 2014 e conclusão no 1° semestre de 2015. Neste trecho será construída a Estação de Transferência de Barueri e o Terminal Metropolitano Carapicuíba.

• Trecho Carapicuíba – Osasco Km 21 (2,2 Km)

A previsão é de que as obras comecem no primeiro semestre de 2014 e sejam concluidas no 1° semestre de 2015

• Trecho Osasco Km 21– Terminal Vila Yara /Osasco (7,6 Km)

As obras deste trecho devem começar no segundo semestre de 2014 e será entregue em 2015. Nesta etapa estão previstos a construção dos terminais Terminal Km21 e Terminal Vila Yara.


Dados Gerais

• O Corredor beneficiará 90 mil passageiros/dia

• Extensão total de 23,6 Km de extensão.

• Previsão de trajeto Itapevi – Jandira em 10 minutos.

• Trecho Itapevi - Jandira com demanda diária prevista de 10 mil usuários.

• Estações Itapevi e Jandira terão integração física com a CPTM.



Mapa do Corredor Itapevi-São Paulo




Abaixo, perguntas feitas durante audiências públicas do corredor.

  • O Corredor beneficiará 90 mil passageiros/dia;
  • Extensão total de 34,6 Km de extensão;
  • Previsão de trajeto Itapevi – Jandira em 10 minutos;
  • Trecho Itapevi - Jandira com demanda diária prevista de 10 mil usuários;
  • Integração Física com Linha 4 – Amarela do Metrô (Estação Butantã) e Estações Itapevi e Jandira da Linha 8 – Diamante da CPTM.
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